SEMANA A FAVOR DA VIDA EM SÃO JOSÉ DO CALÇADO


A Prefeitura de São José do Calçado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu diversas ações ao longo desta semana durante a campanha do Setembro Amarelo, que tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao suicídio. As atividades buscaram promover uma reflexão e conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental. 

E a sexta-feira fechou a "Semana a Favor da Vida" com chave de ouro! O dia começou com uma ação na Praça do Banestes, onde as pessoas que passavam pelo local puderam aferir sua pressão arterial, medir a glicose e receber material informativo a respeito do tema. A ação foi uma parceria das equipes do CAPS e PSF da Secretaria de Saúde juntamente com a Assistência Social. 

Da praça, uma passeata seguiu pelas ruas da cidade até o auditório da Secretaria de Educação, onde a psicóloga Thalita Roeles, do CREAS,  ministrou uma palestra com o tema "Não consigo progredir na vida e estou adoecendo. Como buscar ajuda?" "Hoje estamos aqui para mostrar para os pacientes que eles têm a opção de escolher a vida. Estamos trazendo questões dos gatilhos que podem ser evitados, levando informação para que os pacientes possam replicar essa mensagem para outras pessoas", disse Thalita.

O secretário municipal de Saúde, Julierme Costa, falou sobre a importância da campanha. “Ao longo desta semana, várias ações promoveram debates e reflexões sobre a importância de olhar com atenção para a saúde mental, com foco na preservação da vida. O objetivo é envolver cidadãos em atividades que integrem e incentivem o compartilhamento de experiências e histórias de vida”, explicou Julierme.
A coordenadora do CAPS, Adélia Moreira, aponta que a humanização no atendimento é um diferencial da Secretaria de Saúde. “O mês de setembro é muito especial para o CAPS. Esse é um período em que nossa equipe se dedica a divulgar as nossas ações de promoção do estímulo à prática dos fatores protetivos à vida. Essa é umas das formas de valorizarmos o serviço humanizado na ponta, para todos aqueles que precisam da nossa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, concluiu a coordenadora.
A técnica de enfermagem Ariane Max enfatiza a fala da coordenadora: “Qualquer ação de prevenção ao suicídio parte primordialmente de medidas protetivas. No âmbito do cuidado, a Secretaria de Saúde vem qualificando as equipes para um cuidado comprometido e sobretudo humanizado. Assim, marcar o mês de setembro em Amarelo traz os sentidos de fortalecer o cuidado em seus diferentes aspectos incluindo os determinantes sociais da saúde, o acesso a direitos e o exercício da cidadania plena", finalizou Ariane.

ASCOM PMBJI / Blog Alan Gonçalves


Comentários