CRIANÇA DE 7 ANOS MORRE COM MENIGOCÓCICA EM MARATAÍZES

 
Um menino de 7 anos morreu nesta semana em Marataízes por meningite meningocócica. Ele passou mal na escola na última terça-feira (28) e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas não resistiu.

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes, que disse ainda que todos os contatos diretos do caso ocorrido no município foram medicados e estão sendo acompanhados conforme as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde, a fim de prevenir novos casos da doença.

“Nossos sentimentos e solidariedade estão com a família e amigos enlutados, que passam por momento tão doloroso após a partida inesperada e tão rápida desta criança, a quem desejamos força e sabedoria neste momento difícil”, diz o comunicado da Prefeitura do município.

Ainda, segundo a Prefeitura, a ficha médica não pode ser divulgada, pois é sigilosa. No entanto, confirma que a criança só foi atendida uma única vez na UPA, com febre apenas. Além disso, a Saúde do município reafirma que não existem outros casos confirmados em 2023 e que no ano passado também não teve caso confirmado da doença.

De acordo com a Prefeitura de Marataízes, outro detalhe importante é que a criança esteve nos últimos 15 dias em uma festa de aniversário em Vila Velha, a Secretaria Estadual de Saúde iniciará uma investigação, uma vez que Marataízes não possui registros recentes de casos de meningite.

O que é a meningite meningocócica?

A meningite meningocócica é uma doença aguda causada por uma bactéria (Neisseria meningitidis) que atinge as meninges (membranas que revestem o cérebro), seu período de incubação vai de 2 a 10 dias, sendo comum o surgimento de casos em torno de 3 a 4 dias após exposição à bactéria.

Todas as crianças recebem uma vacina que previne contra a doença invasiva causada por esta bactéria. A vacina meningocócica C faz parte do calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade, além de estar disponível para crianças de até 10 anos que não foram imunizadas ou ficaram sem uma dose.

Fonte: Aqui Notícias


Comentários