ONÇA-PINTADA É FLAGRADA NA SERRA DAS TORRES EM MIMOSO DO SUL

 
Pesquisadores registraram imagens raras de uma onça-pintada na região Sul do Espírito Santo, por meio de armadilhas fotográficas instaladas no Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast), em Mimoso do Sul.

A presença da espécie é inesperada, já que há 27 anos não se tinha notícia dela fora do Complexo Florestal Linhares-Sooretama, tornando-a criticamente ameaçada de extinção no estado.

A coordenadora do Projeto Felinos, Ana Carolina Srbek de Araujo, ressaltou a importância do registro para a conservação da onça-pintada. Guilherme Carneiro, gestor do Monumento Natural Serra das Torres, vê a presença do animal como uma oportunidade de conservação. Vinicius Seixas, veterinário e analista ambiental do Ibama, explicou que os grandes felinos têm um papel importante no equilíbrio ambiental, controlando populações de outros mamíferos.

O risco de ataque aos humanos é baixo e não há nenhum registro de ataques em toda a Mata Atlântica. O Iema e as instituições parceiras estão mobilizando a comunidade para promover a convivência e permitir a sobrevivência da onça-pintada e da onça-parda, também registrada recentemente. Uma das estratégias tem sido a realização de visitas às propriedades rurais e a promoção de reuniões com as comunidades. Materiais de educação e informações são divulgados por mídias sociais.

Fonte: Notícias do ES

Comentários