BOM JESUS DO ITABAPOANA SOFRE A PIOR ENCHENTE DA HISTÓRIA; MORADORES SÃO RESGATADOS NO TELHADO

Veja os vídeos

Veja os vídeos da enchente no Instagram do Blog Alan Gonçalves: @blogalangoncalves

Bom Jesus de Itabapoana, cidade do Norte Fluminense, também sofre com as consequências das fortes chuvas deste final de semana. A partir das 21h de sexta (23) a chuva chegou de forma moderada na cidade, mas a situação se agravou a partir de 22h, quando começou a ficar mais forte e o volume de água do Rio Itabapoana, que corta o município, começou a subir. As ruas da cidade ficaram alagadas e os moradores desesperados tentaram salvar o que era possível dentro de casa, além de suas próprias vidas. A partir da manhã de hoje, sábado (23), foi possível compreender o que aconteceu na cidade embaixo d'água, ruas completamente alagadas, bairros inacessíveis, sem luz, água potável e muito desabrigados.

A Defesa Civil da cidade, informou que de ontem para hoje o total acumulado de chuva em Bom Jesus foi de 300mm. O volume de água no Rio Itabapoana ultrapassou os 6 centímetros por hora. A Secretaria contabiliza, até o momento, 20 mil pessoas afetadas pela enchente ocorrida na cidade, fora os moradores com os quais ainda não foi possível manter contato por residirem em bairros afastados do centro. No total, 6 mil residências foram atingidas, as vítimas da chuva já estão recebendo ajudas das autoridades locais, sendo encaminhadas para pontos de abrigo. Quatro escolas na cidade estão sendo utilizadas para receber as pessoas que perderam seus pertences e casas possam se protegerem. 

— Eu saí do trabalho e já cheguei em casa com a chuva já ficando mais forte. A partir das 22h da noite começamos a perceber que só aumentava e o povo no Centro da cidade já desesperado porque todos estavam vendo que o nível da água subia muito rápido, o volume de água altíssimo e logo invadiu as ruas da cidade. Chegando no meu bairro, que fica perto. Em casa tentei ajudar minha mãe, tentando colocar televisão, fogão e outras coisas no alto para não perdermos, mas não teve jeito, sofá, armários e outros objetos se foram. Ficou uma a marca da lama nas paredes da casa e quando amanheceu podíamos ver que tinha uns 10 cm pelo menos. O importante a partir de um determinando momento alí, era salvar as nossas vidas, minha e da minha mãe — relata Diego Araújo, 35 anos, funcionário público, o que passou com sua mãe, Helena Araújo, a aposentada de 58 anos, aposentada. 

Marcelo Vieira, empresário, outro morador, confessa que nunca viu algo parecido acontecer na cidade:

— A cidade está parada, comércio, tudo, tudo. É assustador. Há cinquenta anos moro aqui e nunca vi nada igual. A força da água foi tanta que há crateras pela cidade, a água saiu arrastando tudo. Me deu medo, de verdade. Estamos todos isolados dentro de casa, com o que restou, aguardando a ajuda das autoridades. Não temos água e nem luz — relata o morador, desolado.

A cidade está isolada, dentro do território urbano, três pontes estão interditadas, estruturas que permitem o trânsito dentro do município. Por exemplo, não chegamos ainda às áreas rurais da cidade. 

— Gradativamente estamos tendo aceso aos locais e podendo compreender o que aconteceu para auxiliar os moradores. Os danos e prejuízos serão atualizados conforme formos tento contato com as pessoas que moram nesses locais mais afastados do centro — completou o morador.

— A sensação é de devastação, nunca havíamos passado por algo parecido. Quando a chuva foi ficando mais fraca, começamos a sair pelas ruas da cidade para acompanhar a situação mais de perto e auxiliar a população no que é possível porque muitas pessoas perderam tudo. O cenário é de guerra, há muitas ruas, alagadas ainda, lama, coias reviradas. É de cortar o coração. Havíamos montado uma equipe de trabalho, gabinete de crise em precaução às chuvas, mas não imaginávamos que fossemos a Bom Jesus passasse por tudo isso. A chuva veio pior do que esperávamos. Estamos sem saber o que fazer. Ontem mesmo na madrugada liguei para o governador enquanto ele estava em Petrópolis e o mesmo prometeu nos auxiliar — disse Paulo Sérgio Cyrillo (PL), prefeito de Bom Jesus de Itabapoana.

Enquanto fazíamos esta reportagem, conversando com autoridades, o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), Uruan Cintra de Andrade, visitava Bom Jesus a pedido do Governador do estado. Que declarou:

— O governo do estado está de prontidão para ajudar a cidade no que for preciso, fazendo um diagnóstico com sua equipe sobre os estragos causados, restruturação de pontes e demais obras públicas — disse o secretário.

Fonte: O Globo

Comentários