ENCHENTE EM BOM JESUS DO NORTE ATINGIU VOLUME EXTREMO COM MAIS DE 300 MILÍMETROS

Veja os vídeos

Veja os vídeos da enchente no Instagram do Blog Alan Gonçalves: @blogalangoncalves

O município de Bom Jesus do Norte, localizado na região Sul do Espírito Santo, registrou o acumulado de chuva no volume total de 304,2 milímetros nas últimas 24 horas. 

Esse foi o maior acumulado de chuva no Estado. A informação foi divulgada na manhã deste sábado (23), no Boletim Extraordinário da Defesa Civil. 

Na lista dos maiores acumulados, também aparece Mimoso do Sul, com 231,8  milímetros, Muniz Freire (196,4 milímetros), Alegre (161,25 milímetros) e Guaçuí (135,61 milímetros). 

Ainda segundo o boletim extraordinário, em Bom Jesus do Norte, por conta das fortes chuvas, registrou inundações em casas e ruas. Vias de acesso ao município estão interditadas. 

Durante a manhã deste sábado, o prefeito do município, Toninho Gualhano, informou por meio das redes sociais que a água está descendo de maneira considerável. 

“Entretanto, aconselhamos que aqueles que conseguiram subir os móveis ainda não os abaixem”, disse.

Milímetros: entenda como é medida a quantidade de chuva

Para entender melhor como é feita a medição da chuva, é importante saber que a chuva é medida em milímetros (mm). Com isso, é utilizado um equipamento chamado pluviômetro, que mede a quantidade de precipitação pluvial em milímetros.

O pluviômetro, é um coletor de água de precipitação, com uma área de coleta em diferentes pontos de uma região. A chuva é coletada dentro de um recipiente cilíndrico marcado milimetricamente, armazenada e depois medida. 

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Quer dizer, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm.

Podemos considerar que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se uma região choveu 100 mm significa que em uma área de 1m² houve uma precipitação de 100 litros por cada M².

Fonte: Folha Vitória

Comentários